top of page
  • Foto do escritorVirando A Página

"...aqui deste lado do muro existem pessoas, mulheres precisando de apoio..."




Olá! Está sendo um grande prazer fazer parte deste grande projeto, que espero que ganhe cada vez mais dimensão. Como recuperanda há três anos, encontrei aqui, no presídio Vespasiano, maneiras de sonhar com um futuro melhor e cheio de oportunidades. Aqui em Vespasiano contamos com o estudo, que mesmo com a pandemia não parou, e agora com a chegada do projeto “Virando a Página”, que com a ajuda dos alunos e professores do CEFET-MG em parceria com o presídio Vespasiano, nos possibilita a aprender cada vez mais.


Quando recebi as cartas juntamente com minhas colegas, logo comecei a ler. Cada uma recebeu três cartinhas, e no momento fiquei bastante emocionada com as palavras. Tinha acabado de perder alguém muito especial em minha vida, estava de luto, e saber que somos queridas por pessoas que nem ao menos sabem nosso nome, pra mim trouxe sentimentos de gratidão e alegria.


Atualmente vivemos em um mundo cada vez mais complicado, tem horas que a sociedade se encarrega de nos apontar falhas e erros cometidos ao longo da nossa trajetória. Eu sou a prova viva de que SIM, podemos errar, mas a vida se encarrega de nos punir. Muitas vezes achamos que a vida é severa e nos castiga, mas não é assim, cada um responde por seus atos e essa forma de castigo vem para o nosso aprendizado e conhecimento.


Eu não digo que o presídio é um lugar horrível e mal assombrado como muitos acham, aqui deste lado do muro existem pessoas, mulheres precisando de apoio, de uma palavra amiga, e talvez até de um “empurrãozinho” para seguir adiante, assim como eu estava precisando. Aqui temos duas escolhas: PARAR ou RECOMEÇAR. Cada um colhe o que planta, e eu escolhi RECOMEÇAR. Depois de tudo que passei e vivi, hoje posso afirmar que sou uma pessoa melhor, aquela menina fechada, triste e calada não existe mais, aquela menina que havia perdido a esperança, a fé e a vontade de viver, que tinha o desejo de só ficar longe de tudo e todos morreu.


Nasceu uma nova mulher, mais madura, alegre, confiante, segura de si, que vê esperança em um simples detalhe, em um simples sorriso. Hoje sou rodeada de boas amizades e de boas companhias que quero levar lá pra fora e pra vida inteira, hoje colho bons frutos daquilo que tenho semeado.


Hoje se pudesse dividir através de minhas palavras a grande felicidade que sinto, o faria. Bom, vou me despedindo por aqui pois já falei demais e vocês já devem estar cansados de mim. Se eu for contar minha história de vida pra vocês daria um livro, uma trilogia ou uma coleção kkkk, quem sabe.


Só tenho a agradecer primeiramente a Deus, nosso pai pelas vitórias recebidas neste ano, a todos vocês alunos e professores do CEFET-MG juntamente com o presídio Vespasiano, pelo apoio e ajuda nos proporcionando sonhos. Afinal, não importa o tempo, o lugar, acredite que o sol sempre volta no outro dia! Hoje posso afirmar que vivo um verdadeiro “Virando a página”.

Abraço sincero a todos que fazem parte deste projeto, que Deus abençoe grandemente a vida de todos, assim como tem abençoado a minha.


Beijos.




REEDUCANDA
15/09/2020
VESPASIANO - MG

9 visualizações0 comentário
bottom of page