.png)
​Biblioteca prisional
"Palavra não é privilégio de algumas pessoas, mas o direito de todos"
​
- Paulo Freire
A leitura é, sem dúvidas, uma das melhores fontes de conhecimento que existem. Ela amplia o vocabulário, melhora a escrita, cria novas visões de mundo...
​
‪Infelizmente, muitos não têm acesso pleno a livros no Brasil e, entre esses, grande parte se encontra em presídios.
o projeto
Em um país tão desigual, dar acesso à leitura para quem não o tem é uma forma de dar novas oportunidades para aqueles que têm tão poucas. É um gesto de carinho, de respeito e, acima de tudo, é uma forma de humanizar.
Nós, alunos e professores do CEFET-MG que compomos o projeto Virando a Página, acreditamos que o conhecimento é um direito de todos, sem exceções, e por isso nosso objetivo é criar uma biblioteca itinerante dentro de um presídio, aqui na região metropolitana de Belo Horizonte.
Qual o objetivo? Ler.
Uma prática individual, com repercussões sociais. Colocamos às internas das unidades prisionais atendidas pelo programa algumas questões sobre suas experiências no ato da leitura .
Com essa ação, pretendemos perceber como leem, com o que se identificam, quais passagens reverberam suas vivências ou sonhos, que dificuldades encontram. Investigamos como se dá o interesse por certos livros, qual impacto determinadas leituras têm no cotidiano das detentas e, especialmente, que leituras elas querem realizar.
Para o projeto, é fundamental ouvir essas leitoras. Compartilharemos com vocês as respostas.
ficha literária
o presídio
PRESÍDIO DE VESPASIANO – PRVESP
ENDEREÇO: Rua São Paulo, nº 3.100 – Bairro Nova Granja – CEP 33.220-000 - Vespasiano / MG
TELEFONE: (31) 2129.9793
FAX: (31) 3621.3169
E-MAIL: prv@defesasocial.mg.gov.br